O modelo do coaching ...

 

Existem variadas abordagens para a prática do coaching. Na Palaiart BMS Training, somos partidários de um modelo que une a simplicidade, eficiência e harmonia que permita ao cliente:

 

·         Diagnosticar A REALIDADE do que está acontecendo atualmente na vida dele (cliente).

 

·         Definir as METAS  que êle (cliente) deseja alcançar.

 

·         Identificar as OPÇÕES do que pode e deve ser feito.

 

·         Desenhar o CAMINHO A SEGUIR  e assumir o compromisso do que deve ser realizado.

 

Em outras palavras, o que / quando / como para a execução de ações na direção das metas.

 

Coaching é um processo progressivo, onde tropeços desvendam potencialidades e são convertidos em habilidades e competências proporcionando ao cliente o autoconhecimento e autodesenvolvimento que lhe proporcione a realização dos seus desejos, aspirações, expectativas, na busca dos objetivos para sua vida.

 

Durante cada encontro o Coach irá focar nas etapas deste processo, utilizando técnicas e instrumentos adequados, para apoiar o Cliente na sua própria conquista de  Bem estar  pessoal e/ou sucesso profissional.

 

Há dois elementos-chave ou valores que devem estar sempre no centro do processo de coaching:

 

1. A consciência

2. A responsabilidade

SABEDORIA MILENAR E O COACHING

 

A formação da palavra "ouvir" em chinês - 聽 (ting) - é muito interessante e composta de vários caracteres. Para os ancestrais chineses, o ato de ouvir era intenso e sagrado, pois entendiam que ouvimos não apenas com os nossos ouvidos, mas em sentido figurado, com "dez olhos" e "unidade de coração" como se estivéssemos nos comunicando com "o rei" , em atitude de profundo respeito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta é a mais perfeita imagem de conexão humana!

A mais importante competência

do Coach é saber ouvir. 

Ouvir atentamenteouvir com os ouvidos, com olhos e com o coração.

Rito de passagem

 

Estudos da Antropologia nos revelam que os ciclos da vida são marcados no seu inicio ou final pelo que chamamos de ritos de passagem. Esses ritos abrem e fecham as portas dos ciclos da vida e são marcantes para imprimir nos indivíduos seus compromissos, deveres e direitos.

 

As sociedades mais primitivas realizam solenidades importantes quando da realização de um rito de passagem. São ritos de passagem os rituais que definem a travessia da vida de adolescente para a vida adulta.

 

As sociedades modernas também têm seus ritos de passagem. As solenidades de formatura nos vários níveis escolares são indicadores de ritos de passagem.

 

O Trote nas Faculdades, foi em sua origem, considerado um rito de passagem importante para receber o calouro e conscientiza-lo de sua humilde condição perante os mestres e os alunos mais adiantados.

 

O Coaching pode ser também considerado um rito de passagem na vida das pessoas.

 

O Coaching mostra ao individuo muito de sua inconsciência a seu próprio respeito, promove seu crescimento, o desenvolvimento de habilidades e competências, a descoberta de talentos ocultos e uma série de outras conquistas que o tornam uma nova pessoa, dona de seu destino e protagonista de sua própria vida.

Prof. Dr. Ronaldo Tavano Palaia

Engenheiro Escola Politécnica USP,

Doutor em Administração - Fundação Getúlio Vargas.

42 anos de vida profissional

20 anos no Mundo Corporativo

22 anos na Comunidade Acadêmica

como Diretor de Instituições de Ensino Superior